www.anuariocatolicoportugal.net

A Ação Católica surge por decisão do Papa Pio XI, em resposta às primeiras intuições sobre a necessidade da organização de um apostolado laical. Esse apostolado foi depois estruturado em diversos Movimentos Apostólicos de Meios ( do semelhante para o seu semelhante). A A.C.I. é pois o chamamento dos leigos do Meio Independente à cooperação concertada com a Hierarquia da Igreja. Implica empenhamento na vida quotidiana, com base na doutrina do Evangelho e na Mensagem de Cristo.

O seu método de trabalho é :
Ver ( Que o nosso olhar seja o Teu olhar )
Julgar ( Que o nosso discernir seja fruto da Tua Palavra )
Agir ( Que o nosso agir seja seguir-Te )

As reuniões desenrolam-se normalmente em três tempos:
Oração e meditação do Evangelho, aprofundamento do Plano de Trabalho cujo tema é anual ou, pontualmente, trabalho a partir dum acontecimento da vida.
Revisão de Vida - espaço para abrirmos à luz da Palavra de Deus o concreto da nossa vida e para, com a ajuda da equipa, progredirmos no caminho da perfeição cristã. Apesar de o movimento não estar directamente ligado ao âmbito da Pastoral Familiar, sendo a família o ambiente em que vivemos, ela é automaticamente o primeiro local de apostolado. Assim, de facto, temos tido vários temas anuais relacionados com a família, como por exemplo: "Dinamismos cristãos da família"; "Escolher a vida"; "Anunciar a Esperança"; "A família e a sociedade", e outros.