Paróquia de Santo Ovídio
Procedimento para prevenção da infeção pela Covid-19 no Centro Paroquial

Nota Introdutória
No seguimento das recomendações da Direção Geral da Saúde, e considerando a necessidade de proteger toda a comunidade, a paróquia de Santo Ovídio elabora o presente procedimento de modo a garantir todas as medidas preventivas necessárias, no sentido de evitar o contágio da infeção pelo novo Coronavírus.
As medidas preventivas no âmbito da COVID-19 a aplicar deverão ter em conta as vias de transmissão direta (via aérea e por contacto interpessoal) e as vias de transmissão indireta (superfícies/objetos contaminados). O sucesso das medidas preventivas depende essencialmente da colaboração de todos e de cada um.

Via de contacto direto: Através de gotículas que uma pessoa infetada transmite pela boca ou nariz quando fala, tosse ou espirra (e não utiliza as regras de etiqueta respiratória) podendo estas entrar diretamente para a boca ou nariz de uma pessoa que está muito próxima.

Via de contacto indireto: Através das mãos, que tocam nas superfícies contaminadas com as gotículas expelidas pelas pessoas infetadas e que depois são levadas à cara, à boca ou ao nariz inadvertidamente, sem termos feito a higiene das mãos.

À luz do conhecimento atual pensa-se que o SARS-CoV-2 pode permanecer nas superfícies durante pelo menos 48 horas. Se não houver uma limpeza e desinfeção adequada, e o aumento da sua frequência, as superfícies podem constituir-se como reservatórios de vírus e de outros microrganismos. Assim, devem ser tomadas medidas adicionais de cuidados na limpeza e desinfeção de superfícies, de modo a prevenir a disseminação da COVID-19.
Pretende-se com este documento definir as principais regras de utilização do Centro Paroquial, de acordo com o planeamento do funcionamento das atividades catequéticas, de modo a não exceder um número de utilizadores superior à capacidade do Centro Paroquial. Enunciamos medidas para a manutenção de um ambiente limpo e seguro, que garantam a uniformização de procedimentos e monitorização posterior das práticas. Os procedimentos serão revistos e atualizados sempre que se verificar essa necessidade, nomeadamente pela aplicação de novas recomendações ou imposições por parte das autoridades competentes.

Medidas de prevenção da infeção
Gerais
1. Utilização obrigatória e correta de máscara para todos os catequizandos, colaboradores paroquiais e demais fiéis, de todas as idades, nos espaços interiores do Centro Paroquial e da Igreja.
1.1. Deve trocar-se de máscara se esta estiver húmida ou danificada, pelo que estarão disponíveis máscaras na secretaria paroquial que poderão ser adquiridas por 0,50€.
2. Necessário respeito pela etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido (prática a manter, mesmo com a máscara colocada), e não para as mãos. Para assoar o nariz, use-se um lenço descartável. Manusear a máscara sempre pelos elásticos e, de seguida, desinfetar as mãos.
3. Quem tiver sintomas tais como febre, tosse persistente ou dificuldade respiratória não deve comparecer à catequese.
4. Salvaguarda do distanciamento físico (1,5 m) nos corredores e nas salas de catequese.
5. Cada grupo de catequese funciona autonomamente na sua sala, evitando contacto com outros grupos.
6. Cada catequizando ocupa sempre o mesmo lugar, que será sempre na mesma sala.
7. É obrigatório, por parte do catequista, o registo das presenças dos catequizandos, de forma a facilitar a identificação de contactos, quando surgirem casos suspeitos ou confirmados de infeção pelo novo coronavírus.
8. Nas salas é proibida a partilha de objetos, alimentos e bebidas.

Entrada e saída do Centro Paroquial
9. Os encarregados de educação dos catequizandos deverão deixar as crianças/jovens à porta de entrada do salão paroquial, não podendo entrar nas instalações do mesmo.
10. Os horários de catequese serão desfasados com vista a minimizar a aglomeração de pessoas à entrada e à saída, bem como durante a circulação nos corredores do centro paroquial.
11. A porta de saída das crianças/jovens será distinta daquela da entrada, pelo que cada encarregado de educação deverá ser informado pelo catequista do local onde deverá procurar o catequizando no horário de saída da catequese. (Haverá duas portas de saída pelas quais sairão, no mesmo horário, grupos diferentes).
12. É obrigatória a desinfeção das mãos à entrada do salão paroquial e/ou sala da catequese. Será disponibilizada pelo catequista solução antissética de base alcoólica (SABA), a 70%.

Medidas de higienização e limpeza
13. Será garantido o arejamento das salas e espaços utilizados.
14. Será realizada desinfeção da sala de catequese (mesas e cadeiras) antes e após a sua utilização com um desinfetante de superfícies, utilizando toalhetes/panos descartáveis e rejeitando-os após a higienização.
14.1. Estas superfícies higienizadas e que ficam húmidas, devem secar naturalmente e não usar um pano seco. Só depois os meninos se podem sentar.
14.2. O voluntário que realizou esta higienização deve, de seguida, lavar as suas mãos e desinfetá-las com a solução antissética de base alcoólica.