O Caminho Neocatecumenal (CNC) é uma fundação de bens espirituais com personalidade jurídica pública, isto é, que serve a Igreja Católica Universal e fala em nome dela. O seu serviço consiste em ajudar as dioceses e paróquias em que está implantado, a realizar aquilo que respeita a três bens espirituais, que são parte da missão evangelizadora básica da Igreja, nomeadamente:

• A iniciação cristã dos não-batizados;
  • A catequese integral dos já batizados mas insuficientemente evangelizados, sob a forma de um catecumenado
    pós-batismal;
  • A formação permanente na fé daqueles que já percorreram integralmente o referido catecumenado e
    renovaram solenemente as promessas batismais.

Nasceu em Madrid, nas barracas de Palomeras Altas, por volta de 1963. Através do contacto de Francisco "Kiko" Argüello (jovem pintor regressado à fé, após um período de ateísmo) com os pobres e delinquentes desse bairro, foram surgindo as catequeses iniciais do CNC, o querigma, 1º anúncio do Evangelho. Assim se formou a primeira experiência comunitária. Pouco depois juntou-se-lhes Cármen Hernández, jovem doutorada em Química e licenciada em Teologia, ex-noviça numa congregação missionária, que estava em contacto com as renovações teológicas, bíblicas e litúrgicas então a confluir e emanar do II Concílio do Vaticano.
Espalhado por mais de uma centena de países e milhares de dioceses, o Caminho viu os seus estatutos definitivamente aprovados pela Santa Sé em 2008. Depende diretamente do Conselho Pontifício para os Leigos. A equipa responsável internacional é atualmente composta por Kiko, Cármen e pelo Pe. Mário Pezzi, italiano, da diocese de Roma. Frutos desse Caminho são os carismas de itinerantes (catequistas que partem para qualquer parte do mundo, como responsáveis do Caminho em quaisquer nações ou regiões) e das famílias em missão. Surgiram já milhares de vocações para o presbiterado, dando origem a mais de 80 Seminários diocesanos e missionários Redemptoris Mater, como o de Lisboa (2000) e do Porto (2008), e também para a vida contemplativa.