Movimentos da Pastoral Familiar: O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar recebe do Bispo a missão de contribuir para a evangelização da Família, em estreita colaboração com as comunidades vicariais, interparoquiais, movimentos da família e outros secretariados, sensibilizando, motivando, orientando e criando espaços de formação e de partilha.

O Secretariado não é, portanto, um Movimento, dada a ausência de qualquer carisma específico que o caracterize e anime, mas antes um congregador e dinamizador dos vários agentes pastorais. Os Movimentos da área da Família, que fazem parte do Anuário da Diocese do Porto, apresentam-se no site http://pastoralfamiliarporto.pt/ com um resumo dos seus carismas, objetivos e metodologias próprias.

Pretende-se com esta inclusão divulgar os Movimentos em causa junto da rede de Pastoral Familiar e do Povo de Deus, colocando à sua disposição uma informação de base que possa ser-lhes útil no seu contacto com as famílias, quer se trate de casais ou de pessoas singulares.