Loading...

"Somos chamados a ser um povo de pobres e para os pobres." , Papa Francisco

 

Apresentação

A conferência Vicentina de Santo Ovídio é parte integrante da sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
Atualmente a SSVP está presente em 153 países reunindo 800.000 vicentinos e mais de 1 Milhão de voluntários, ajudando 30 milhões de pessoas por ano.
A nossa Conferência Vicentina de Santo Ovídio, fundada em 20 de Fevereiro de 1965, conta agora (Ago2018) com 13 Vicentinos, um fantástico grupo de voluntários e ainda com a colaboração dos grupos mais representativos da nossa paróquia.

Atividade

A Conferência Vicentina de Santo Ovídio apoia, neste momento, 95 famílias, representando 235 pessoas, das quais 73 são crianças e jovens até aos 17 anos e 16 com mais de 65 anos.

Estas 95 famílias são acompanhadas nas visitas domiciliárias e apoiadas com o cabaz mensal. As mães com filhos menores recebem também, leite e cereais sempre que acharem necessário. Cerca de 30 famílias com saldos negativos, recebem um reforço de carne, peixe, legumes ou fruta em conformidade com o seu agregado familiar, no valor total de 500,00€.

O cabaz mensal representa cerca de 1.000 Kg de géneros alimentícios, com realce para 240 L. de leite, 220 latas de salsichas, 220 latas de atum, 110 latas de sardinha, 95 garrafas de azeite ou de óleo, para além das leguminosas, dos farináceos, do açúcar, dos ovos e dos cereais. 

Os beneméritos regulares e os beneméritos pontuais, juntamente com os nossos voluntários são, sem dúvida, a alma da nossa Conferência Vicentina. Sem eles não nos seria possível prestar auxílio, nestas condições, a 235 pessoas com tantos problemas sociais.

Ao que nos propomos

Procuramos inserir os nossos assistidos na sociedade criando condições para que possam viver com dignidade, oferecemos mobílias, roupa de cama, eletrodomésticos, vestuário, calçado, etc.

A Conferência tem procurado integrar a maioria destas pessoas no mundo do trabalho, tarefa essa bastante delicada, como se compreende.

Fazemos catequese pelo exemplo da nossa ação e também pela palavra, sem pressão e quando há por parte do assistido essa pretensão.

As visitas domiciliárias são para nós a tarefa mais importante, porque estamos certos de que esta é a única forma de conhecermos toda a família e de sabermos como realmente vivem, para as podermos apoiar devidamente.

A decisão de ir aos mais necessitados partiu da amizade de Ozanam, fundador da SSVP, e de seus seis amigos. E com isso, nós vicentinos, devemos nutrir tal desejo de união e procurar visitar os pobres onde quer que estejam; esta é a nossa maneira de amar a Deus: amando os pobres. Como seguidores de São Vicente de Paulo, procuramos não desanimar perante as diferentes realidades e manter vivo o seu espírito como vicentinos.

Reflexão

Antes de se negar aos apelos da caridade, medite um momento nas aflições dos outros.

Imagine-se no lugar de quem sofre.

Observe os irmãos rejeitados e suponha-se constrangido á situação semelhante.

Repare no doente desamparado e considere que amanhã provavelmente seremos nós, candidatos ao socorro na via pública.

Contemple as crianças necessitadas, lembrando-se dos seus próprios filhos.

Escute pacientemente o seu semelhante entregue à sombra do grande infortúnio e recorde que poderemos estar no futuro, nas mesmas dificuldades.

Fite a multidão dos ignorados, dos fracos, dos cansados e dos sem-abrigo, julgando-se um entre eles, e mentalize a gratidão que sentiria perante a migalha de Amor que alguém lhe oferecesse.

Pense um momento em tudo isto, reconhecerá que a caridade seria para todos um simples dever.


Responsável: José Carlos Baptista

Rua: Conde D. Pedro, Nº 125, 4400-091 Vila Nova de Gaia
Telefone: 227 114 203
Email: ssvp.cvicentina.stoovidio@gmail.com