Loading...

V DOMINGO DO TEMPO COMUM

O Evangelho de hoje (10 de Fevereiro) apresenta as coordenadas fundamentais da identidade cristã: o que é ser cristão? Como se segue Jesus?

Ser cristão é, em primeiro lugar, estar com Jesus "no mesmo barco". É desse barco (comunidade), que a Palavra de Jesus se dirige ao mundo, propondo a todos a libertação ("pôs-Se a ensinar, da barca, a multidão"). Ser cristão é, em segundo lugar, escutar a proposta de Jesus, fazer o que Ele diz, lançar as redes ao mar. Às vezes, as propostas de Jesus podem parecer incoerentes, (e quantas vezes o parecem, face aos valores do mundo); mas é preciso confiar, entregar-se nas mãos d’Ele e cumprir à risca as suas indicações ("porque Tu o dizes, lançarei as redes").

Ser cristão é, em terceiro lugar, reconhecer Jesus como “o Senhor”: é o que faz Pedro, ao perceber como a proposta de Jesus gera vida para todos. O título “Senhor” é o título que a comunidade cristã primitiva dá a Jesus ressuscitado, reconhecendo n’Ele o “Senhor” que preside ao mundo e à história. Ser cristão é, finalmente, deixar tudo e seguir Jesus. A generosidade e o dom total devem ser sinais distintivos das comunidades e dos crentes que seguem Jesus.