Loading...

FESTA DO BAPTISMO DO SENHOR

O Evangelho deste domingo (13 de Janeiro) apresenta o encontro entre Jesus e João Baptista, nas margens do rio Jordão. Na circunstância, Jesus foi baptizado por João. O "baptismo" de João era um rito de iniciação à comunidade messiânica: quem aceitava este "baptismo" renunciava ao pecado, convertia-se a uma vida nova e passava a integrar a comunidade do Messias.

No "baptismo", João identifica o "messias" como o próprio Jesus. E o Espírito Santo, que desce sobre Jesus "como uma pomba", leva-nos a essa figura de "Servo de Jahwéh" apresentada na primeira leitura, que recebe o Espírito de Deus para levar "a justiça às nações". Por outro lado, a "voz vinda do céu" apresenta Jesus como "o Filho muito amado" de Deus. A missão de Jesus será, como a do "Servo", "abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que habitam nas trevas"; para concretizar esse projecto, Ele irá "baptizar no Espírito" e inserir os homens numa dinâmica de vida nova.

Ao ser baptizado, Jesus solidarizou-Se com o homem limitado e pecador. Colocou-Se ao seu lado para o ajudar a sair dessa situação e para percorrer com ele o caminho de vida plena.