XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

O Evangelho de hoje (14 de Outubro) diz-nos que o caminho que Jesus faz com os discípulos é também um caminho espiritual, durante o qual Jesus completa a sua catequese sobre as exigências do Reino. O texto está dividido em duas partes.

Na primeira parte um homem ajoelha-se diante de Jesus e pergunta-Lhe o que tem de fazer para "alcançar a vida eterna". A sua atitude de respeito denuncia-o como alguém sincero. A resposta de Jesus remete o homem para os mandamentos da Torah. No entanto, aponta três requisitos que devem ser assumidos por quem quiser integrar a comunidade do Reino: não centrar a própria vida nos bens passageiros, assumir a partilha para com os irmãos mais pobres, seguir o próprio Jesus no seu caminho de amor. Apesar da boa vontade, o homem não está preparado para a exigência deste caminho. Marcos explica que ele estava preso às suas riquezas e não estava disposto a renunciar a elas.

Na segunda parte os discípulos, pela voz de Pedro, recordam a Jesus que deixaram tudo para o seguir. Aconteça o que acontecer, os discípulos devem estar conscientes de que a opção pelo Reino lhes garantirá uma vida cheia e feliz.