XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM

O Evangelho de hoje (15 de Setembro) diz-nos que o caminho da realização plena do homem passa pela obediência aos projectos de Deus e pelo dom total da vida aos irmãos. Apresenta duas partes bem distintas.

A primeira começa com Jesus a pôr uma dupla questão aos discípulos: o que é que as pessoas dizem d’Ele e o que é que os próprios discípulos pensam d’Ele? A opinião dos “homens” vê Jesus em continuidade com o passado (“João Baptista”, “Elias”, ou “algum dos profetas”). Reconhecem apenas que Jesus é um homem convocado por Deus. A opinião dos discípulos acerca de Jesus vai muito além da opinião comum. Pedro, porta-voz da comunidade dos discípulos, resume o sentir da comunidade na expressão: “Tu és o Messias”, que significa que Ele é esse Salvador que Israel esperava para libertar o Povo de Deus.

Na segunda parte, Jesus explica aos discípulos que a sua missão deve ser entendida à luz da cruz (como dom da vida aos homens). Jesus anuncia que o seu caminho vai passar pelo sofrimento e pela morte na cruz. Ele tem consciência disso; no entanto, não se demite do projecto do Reino. Além disso, convida os seus discípulos a seguirem um percurso semelhante, pois quem quiser ser discípulo de Jesus, tem de “renunciar a si mesmo”, “tomar a cruz” e segui-Lo no caminho do amor e do dom da vida.