III DOMINGO DO ADVENTO
O Evangelho de hoje (16 de Dezembro) vem na sequência do texto do passado domingo: o profeta João Baptista indica como proceder para percorrer esse caminho de "metanoia" e preparar a "vinda do Senhor". O texto está dividido em duas partes.
A primeira parte põe as pessoas a perguntar "o que devemos fazer": sugerindo uma abertura à proposta de salvação que vem de Deus. João Baptista propõe três atitudes concretas: ao povo em geral, João Baptista recomenda a sensibilidade às necessidades de quem nada tem e a partilha dos bens; aos publicanos, pede que não explorem, que não se deixem convencer por esquemas de enriquecimento ilícito, que não despojem ilegalmente os mais pobres; aos soldados, pede que não usem de violência, que não abusem do seu poder contra fracos e indefesos… Tudo aquilo que atenta contra a vida de um só homem é um crime contra Deus.
Na segunda parte do Evangelho, João Baptista anuncia a chegada do baptismo no Espírito Santo, contraposto ao baptismo "na água" de João. Mais do que uma proposta de conversão; o baptismo de Jesus consiste em receber essa vida nova de Deus que actua no coração do homem.