Loading...

II DOMINGO DA QUARESMA

O Evangelho de hoje (17 de Março) descreve-nos o relato da Transfiguração de Jesus. É uma catequese sobre Jesus e o Seu projecto de vida.

O episódio está cheio de referências ao Antigo Testamento. O "monte" situa-nos num contexto de revelação; a "mudança" do rosto e as vestes resplandecentes recordam o resplendor de Moisés, ao descer do Sinai; a nuvem indica a presença de Deus conduzindo o seu Povo através do deserto. Moisés e Elias representam a Lei e os Profetas (que anunciam Jesus); são personagens que deviam aparecer no "dia do Senhor". Eles falam com Jesus sobre a sua "morte" que ia dar-se em Jerusalém. A palavra usada por Lucas situa-nos no contexto do "êxodo": a morte próxima de Jesus é, pois, vista por Lucas como uma morte libertadora, que trará o Povo de Deus da terra da escravidão para a terra da liberdade.


Por fim, o "sono" dos discípulos significa que eles não querem entender que a "glória" do Messias tenha de passar pela experiência da cruz e da entrega da vida; e a construção das "tendas" como se eles quisessem deter-se nesse momento de festa, ignorando o destino de sofrimento de JesusO Evangelho de hoje (17 de Março) descreve-nos o relato da Transfiguração de Jesus. É uma catequese sobre Jesus e o Seu projecto de vida.