Loading...

XX DOMINGO DO TEMPO COMUM

O Evangelho de hoje (19 de Agosto) situa-nos ainda na sinagoga de Cafarnaum e no contexto do discurso sobre o "pão que desceu do céu para dar vida ao mundo". Neste texto, Jesus vai um pouco mais além: convida os seus interlocutores a comer a sua carne e a beber o seu sangue.

Jesus identifica esse "pão" com a sua "carne". Foi na "carne" de Jesus, que se manifestou, em gestos concretos, a sua doação e o seu amor. Na realidade física de Jesus, Deus tornou-Se visível no meio dos homens, mostrou a sua vontade de comunicar com os homens e manifestou-lhes o seu amor. É esta "carne" que Jesus vai dar a "comer" para que o mundo tenha vida.

Na sequência, Jesus reitera a sua afirmação, desta vez com mais desenvolvimentos: Ele não só vai dar a “comer” a sua carne, mas também a beber o seu sangue. A questão é, portanto, esta: Jesus não está a falar da sua "carne" física e do seu "sangue" físico… Está a pedir, simplesmente, que os seus discípulos acolham e assimilem essa vida de amor, que Ele mostrou na sua pessoa e que teve a sua expressão mais radical na cruz, quando Jesus, por amor, ofereceu totalmente a sua vida, até à última gota de sangue.