Loading...

II DOMINGO DO TEMPO COMUM

O Evangelho de hoje (20 de Janeiro) pertence à "secção introdutória" do Quarto Evangelho. Nessa secção, o autor apresenta um conjunto de cenas, destinadas a apresentar Jesus e a sua missão.

O episódio pertence à categoria dos "signos": trata-se de acções simbólicas, de sinais indicadores, que nos convidam a procurar, para além do episódio concreto, uma realidade mais profunda para a qual aponta o facto narrado. O cenário de fundo é o de um casamento. Ora, o cenário das bodas ou do noivado é um quadro onde se reflecte a relação de amor entre Jahwéh e o seu Povo. Dito de outra forma, estamos no contexto da "aliança” entre Israel e o seu Deus. A essa "aliança" vem a faltar o vinho, elemento indispensável na "boda", símbolo do amor entre o esposo e a esposa. Tornou-se uma relação seca, sem alegria, sem amor e sem festa.

O episódio das "bodas de Caná" anuncia, portanto, o programa de Jesus: ao transformar a água em vinho, Jesus traz à relação entre Deus e os homens a alegria, o amor e a festa que faltava. Este programa, que Jesus vai cumprir ao longo da sua vida, realizar-se-á em plenitude no momento da doação total por amor.