IV DOMINGO DO ADVENTO
O Evangelho de hoje (23 de Dezembro) faz parte do chamado "Evangelho da Infância". É um género literário especial ("homologese") destinada a proclamar as realidades salvíficas que a fé prega sobre Jesus.
A "homologese" utiliza tipologias: factos e pessoas do Antigo Testamento que encontram a sua correspondência em factos e pessoas do Novo Testamento. A primeira referência vai para a indicação de que, à saudação de Maria, o menino (João Baptista) saltou de alegria no seio da mãe. Trata-se de uma indicação teológica: para Lucas, Jesus é o Deus que vem ao encontro dos homens, e que tem uma mensagem de salvação que concretiza as promessas feitas por Deus aos antepassados; logo, a presença de Jesus provoca a alegria de todos aqueles que esperam a concretização das promessas de Deus.
Temos, depois, a resposta de Isabel à saudação de Maria: “Bendita és tu entre as mulheres”. Trata-se de palavras que aparecem no “cântico de Débora” para celebrar Jael, a mulher que, apesar da sua fragilidade, foi o instrumento de Deus para libertar o Povo. Maria é, assim, apresentada como o instrumento de Deus para concretizar a libertação dos homens.