XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM

O Evangelho de hoje (26 de Agosto) mostra-nos a reacção de "muitos discípulos" às propostas de Jesus. Nem todos os discípulos estão dispostos a identificar-se com Jesus e a oferecer a sua vida como dom de amor.

Nem todos os discípulos estão dispostos a identificar-se com Jesus e a oferecer a sua vida como dom de amor. O texto está dividido em duas partes. A primeira descreve o protesto de um grupo de discípulos face às exigências de Jesus. Eles não estão dispostos a renunciar aos seus próprios projectos de ambição e de realização humana. Na resposta à objecção desses "discípulos", Jesus assegura-lhes que o caminho que propõe é um caminho destinado à glória e à vida eterna. Esses "discípulos" não estão dispostos a acolher a proposta de Jesus porque raciocinam de acordo com uma lógica humana, a lógica da "carne".

De qualquer forma, Jesus encara a decisão dos discípulos com tranquilidade. Ele apenas apresenta a sua proposta e espera que o "discípulo" faça a sua opção com liberdade. A segunda apresenta a resposta dos Doze à proposta que Jesus faz. Confrontados com esta opção fundamental, os "Doze" definem o caminho que querem percorrer: eles aceitam a proposta de Jesus, aceitam segui-l’O no caminho do amor e da entrega.