DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA
No Evangelho de hoje (28 de Abril) continuamos no "primeiro dia da semana". É a referência ao tempo novo que se segue à morte/ressurreição de Jesus. A comunidade está desamparada e insegura, cercada por um ambiente hostil. O texto que nos é proposto divide-se em duas partes.
Na primeira parte, descreve-se uma "aparição" de Jesus aos discípulos. Ao aparecer “no meio deles”, Jesus assume-Se como ponto de referência. Jesus transmite duplamente a paz. Assegura-se, assim, aos discípulos que Jesus venceu aquilo que os assustava: a morte, a hostilidade do “mundo”. Depois, Jesus revela a sua “identidade”: nas mãos e no lado trespassado, estão os sinais do seu amor e da sua entrega. É nesses sinais que a comunidade reconhece Jesus vivo e presente no seu meio. Por fim, Jesus "soprou sobre eles". Com este "sopro", Jesus transmite aos discípulos a vida nova que fará deles homens novos.
Na segunda parte, apresenta-se uma catequese sobre a fé. Como é que se chega à fé em Cristo? João responde: estando presente na comunidade dos crentes, que é o lugar natural onde se manifesta e irradia o amor de Jesus.