XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM

O Evangelho deste domingo (28 de Outubro) propõe-nos a última etapa do caminho que Jesus iniciou com os discípulos na Galileia até Jerusalém. Situa-nos à saída de Jericó. Além de Jesus, Marcos descreve-nos um mendigo cego com o nome de Bartimeu.

O cego está sentado à beira do caminho, a pedir esmola. Ele está privado da luz e da liberdade e está conformado com a sua triste situação, sabendo que, por si só, é incapaz de sair dela. Contudo, a passagem de Jesus de Nazaré dá ao cego a consciência da sua situação. Por isso, pede: "Jesus, filho de David, tem misericórdia de mim". Bartimeu vê em Jesus esse Messias que, segundo a mentalidade judaica, havia de dar vida em plenitude a cada membro do Povo de Deus.

Jesus parou e mandou chamar o cego. Em resposta, o cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou ao cego: "que queres que te faça?". O cego cansado de estar sentado numa vida de escravidão, quer encontrar a luz para seguir Jesus. Ele responde a Bartimeu: "vai, a tua fé te salvou". A fé é a adesão a Jesus e à Sua proposta. Por isso, Marcos termina dizendo que o cego recuperou a vista e seguiu Jesus, fazendo-se Seu discípulo.