Loading...

I DOMINGO DO ADVENTO

O Evangelho da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (2 de Dezembro), apresenta-nos uma cena do processo de Jesus diante de Pontius Pilatus, o governador romano da Judeia.

O interrogatório de Jesus começa com uma pergunta posta por Pontius Pilatus: «Tu és o Rei dos judeus?» Este início de interrogatório revela qual era a acusação apresentada contra Jesus: viam n’Ele um agitador político empenhado em mudar o mundo pela força. A resposta de Jesus situa as coisas na perspectiva correcta. Ele assume-se como o messias que Israel esperava e confirma a sua qualidade de rei; no entanto, descarta qualquer parecença com esses reis que Pontius Pilatus conhece. Jesus é um prisioneiro indefeso, traído pelos amigos, ridicularizado pelos líderes judaicos, abandonado pelo povo; não se impõe pela força, mas veio ao encontro dos homens para os servir.

A realeza de que Jesus Se considera investido por Deus consiste em «dar testemunho da verdade». Para João, a "verdade" é a realidade de Deus. Essa "verdade" manifesta-se nos gestos de Jesus, nas suas palavras, nas suas atitudes e no seu amor vivido até ao extremo do dom da vida.