FESTA DA SGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ
O Evangelho de hoje (30 de Dezembro) é o final do "Evangelho da infância" de Lucas. É uma catequese que nos procura dizer quem é Jesus e apresenta algumas coordenadas teológicas que vão, depois, ser desenvolvidas no resto do Evangelho.
Jesus tem doze anos e, de acordo com o texto de Lucas, foi com Maria e José a Jerusalém celebrar a Páscoa. É neste ambiente que Lucas situa as primeiras palavras pronunciadas por Jesus no Evangelho quando, finalmente, se encontra com Maria e José: "porque me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?". O significado da resposta à pergunta de Maria é que Deus é o verdadeiro Pai de Jesus. Daqui deduz-se que as exigências de Deus são, para Jesus, a prioridade fundamental, que ultrapassa qualquer outra exigência. A sua missão vai obrigá-l’O a romper os laços com a família.
Atente-se, ainda, em duas questões para a nossa reflexão: em primeiro lugar, reparemos no entusiasmo que Jesus tem pela Palavra de Deus e pelas questões que ela levanta; em segundo lugar, a "declaração de independência" de Jesus pode ajudar-nos a compreender que a família é o lugar onde nos abrimos aos outros e ao mundo.