Loading...

IV DOMINGO DA QUARESMA

No Evangelho de hoje (31 de Março) continuamos no "caminho de Jerusalém". É neste contexto que Jesus apresenta a "parábola do filho pródigo".

A parábola apresenta-nos três personagens: o pai, o filho mais novo e o filho mais velho. A personagem central é o pai. Trata-se de uma figura excepcional, que conjuga o respeito pelas decisões e pela liberdade dos filhos, com um amor gratuito e sem limites. Depois, vem o filho mais novo. É um filho ingrato, que exige do pai muito mais do que aquilo a que tem direito. Além disso, abandona a casa do pai e dissipa os seus bens. Acaba por perceber o vazio dessa vida e tem a coragem de voltar a casa. Por fim, temos o filho mais velho. É o filho que sempre fez o que o pai mandou. No entanto, a sua lógica é a lógica da "justiça" e não a da "misericórdia". Ele acha que tem créditos superiores aos do irmão e não aceita que o pai queira exercer o seu direito à misericórdia e acolha, feliz, o filho rebelde.

A "parábola do pai bondoso e misericordioso" apresenta-nos a lógica de Deus. Deus é o Pai bondoso, que respeita as decisões dos seus filhos; e, aconteça o que acontecer, continua a amar e a esperar o regresso dos filhos rebeldes