IV DOMINGO DO TEMPO COMUM

O Evangelho de hoje (3 de Fevereiro) apresenta a reacção dos habitantes de Nazaré à acção e às palavras de Jesus. Jesus entrou na sinagoga, foi convidado a ler um trecho dos Profetas e a fazer o respectivo comentário… Leu uma citação "actualizou-o", aplicando o que o profeta dizia, a Si próprio e à sua missão: "cumpriu-se hoje mesmo este trecho da Escritura que acabais de ouvir".

A Lucas interessa enunciar as linhas gerais do programa que o Messias vai cumprir. O programa é, como vimos a semana passada, a apresentação de uma proposta de libertação aos pobres e oprimidos. No entanto, esse "caminho" não vai ser entendido e aceite pelo povo judeu (i os "da sua terra"), que estão mais interessados num Messias milagreiro e espectacular. Os "seus" rejeitarão a proposta de Jesus e tentarão eliminá-l’O (anúncio da morte na cruz); mas a liberdade de Jesus vence os inimigos (alusão à ressurreição) e a evangelização segue o seu caminho ("passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho"), até atingir os que estão dispostos a acolher a salvação/libertação (alusão a Elias e Eliseu que se dirigiram aos pagãos porque o seu próprio povo não estava disponível para escutar a Palavra de Deus).