Loading...

VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

O Evangelho de hoje (3 de Março) continua ainda no ambiente do "discurso da planície", onde Jesus apresenta os elementos da existência cristã.

O texto começa com um provérbio ("poderá um cego guiar outro cego?") que Mateus coloca num contexto completamente diferente do de Lucas: enquanto que em Mateus ele aparece num contexto de crítica aos fariseus, aqui é uma advertência contra os falsos mestres na comunidade cristã. Quando alguém apresenta a própria doutrina e não as propostas de Jesus está, provavelmente, a desorientar os irmãos.

Um segundo desenvolvimento, diz respeito ao julgamento dos irmãos. Há na comunidade cristã pessoas que se consideram iluminadas, que "nunca se enganam e raramente têm dúvidas". Esses são "hipócritas": o termo não designa só o homem falso, cujos atos não correspondem ao seu pensamento e às suas palavras, mas também “perverso”, “ímpio”. Por fim, Lucas apresenta o critério para discernir quem é o verdadeiro discípulo de Jesus: é aquele que dá bons frutos. Neste contexto, dá bons frutos quem tem o coração cheio da mensagem de Jesus e a anuncia fielmente, gerando união, partilha e amor.