Loading...

III DOMINGO DA PÁSCOA

No Evangelho de hoje (5 de maio), não há notícias sobre a vida, a morte ou a ressurreição de Jesus. Os protagonistas são um grupo de discípulos dedicados à atividade missionária. O texto está dividido em duas partes.

A primeira é uma parábola sobre a missão da comunidade. Apresenta os discípulos: são sete (representam a participação da Igreja). Esta comunidade é enviada para um pescar: representa uma missão que Jesus confia aos discípulos: libertar todos os homens que vivem mergulhados no mar do sofrimento. Pedro preside à missão: é ele que toma uma iniciativa; os outros seguem-no. A pesca é feita à noite: significa a ausência de Jesus. O resultado da ação dos discípulos é um fracasso. A chegada da manhã coincide com a presença de Jesus. Jesus não está com eles no barco, mas sim em terra: Ele não acompanha os discípulos na pesca; uma ação no mundo exercitar-se por meio dos discípulos.

Na segunda parte, Pedro confessa por três vezes o seu amor a Jesus. Pedro é convidado a perceber que, na comunidade de Jesus, o valor fundamental é o amor. Só assim Pedro pode “seguir” Jesus.