SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR
A liturgia de hoje (6 de Janeiro) apresenta-nos a visita dos Magos ao menino de Belém. É uma catequese sobre Jesus, destinada a apresenta-Lo como o salvador/libertador de todos os homens.
Os detalhes do relato demonstram que o propósito de Mateus é do tipo catequético. Em primeiro lugar, a insistência de Mateus no facto de Jesus ter nascido em Belém de Judá. Afirmar que Jesus nasceu em Belém é ligá-l’O aos anúncios proféticos que falavam do Messias como o descendente de David que havia de nascer em Belém e restaurar o reino ideal de seu Pai. Em segundo lugar, a referência a uma estrela "especial" que apareceu no céu por esta altura e que conduziu os "Magos" para Belém. Segundo a crença, o nascimento de uma pessoa importante era acompanhado da aparição de uma nova estrela. Também a tradição judaica anunciava o Messias como a estrela que surge de Jacob.
Por fim, as figuras dos "Magos". Estes "Magos" representam os povos de que falava a primeira leitura, que se põem a caminho de Jerusalém. Apesar de ser rejeitado pelo seu povo (Israel); Jesus é acolhido pelos pagãos, que entrarão a formar parte do novo Povo de Deus.