II DOMINGO DO ADVENTO
O Evangelho de hoje (9 de Dezembro) apresenta o anúncio da Boa Nova de Jesus. Lucas apresenta-nos João Baptista, o profeta que veio preparar a chegada do Messias de Deus.
Lucas situa-nos João Baptista num determinado enquadramento. Nomeia 7 personagens para situar-nos num tempo real. Sugere assim, que esta aventura do Deus, que vem ao encontro dos homens para lhes apresentar um projecto de salvação e de felicidade, é uma história concreta, que podem ser ligados a um determinado momento histórico e a uma terra concreta.
Num segundo momento, Lucas apresenta a figura de João Baptista. Ele é "uma voz que grita no deserto" e que convida a preparar os caminhos do coração para que Jesus possa ir ao encontro de cada homem. O chamamento de João é apresentado com as mesmas palavras de Jeremias, para marcar o carácter profético do seu anúncio. Finalmente, concretiza-se o âmbito da missão: João "proclama um baptismo de conversão, para a remissão dos pecados". Para acolher o Messias que está para chegar, é necessário um processo de conversão que leve a re-equacionar a vida e os valores de cada um.