Loading...

XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

O Evangelho de hoje (9 de Setembro) conta-nos o episódio da cura do surdo-mudo. Este gesto deve ser visto como mais um passo no anúncio desse projecto que Jesus vai propondo por toda a Galileia.

Num lugar não identificado da região da Decápole, Jesus encontrou-Se com um surdo-mudo. As pessoas que trouxeram o surdo-mudo suplicaram a Jesus "que impusesse as mãos sobre Ele". Na sequência Marcos descreve, com grande abundância de pormenores, como Jesus curou o doente e lhe deu a possibilidade de comunicar. O encontro com Jesus transforma radicalmente a vida desse surdo-mudo. Jesus abre-lhe os ouvidos e solta-lhe a língua, tornando-o capaz de comunicar, de escutar, de falar, de partilhar, de entrar em comunhão.

Contudo, depois de ler a narração deste episódio, ficamos com a sensação de que Marcos quer muito mais do que contar uma simples cura de um surdo-mudo… A descrição de Marcos, enriquecida com um número significativo de elementos simbólicos, é uma catequese sobre a missão de Jesus e sobre o papel que Ele desenvolve no sentido de fazer nascer um Homem Novo.